Você já reparou como é raro encontrar uma pessoa com cão-guia por aí? São milhões de pessoas com deficiência visual severa no Brasil, mas menos de duzentos cães treinados para auxiliá-las.
Em maio de 2022, a Maria Stockler Carvalhosa recebeu uma ligação que mudaria a vida dela. Depois de anos tentando, Maria, que é cega, tinha acabado de ganhar nessa “loteria” –ela foi selecionada como candidata a parceira de um labrador chamado Café.
Mas a história estava só começando ali. O Instituto Magnus, em Sorocaba, uma das poucas instituições no país que treina cães-guia, tinha tentado achar um cachorro que seria completamente compatível com a Maria –na personalidade, no tamanho, no passo. Só que agora, da noite para o dia, ela ia ter que criar uma simbiose profunda com um bicho que ela nunca tinha conhecido na vida.
Estava marcada a data do encontro que poderia mudar a relação dela com o mundo e com a cegueira. Maria seguiu para Sorocaba –e levou um microfone da Rádio Novelo junto.
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência na navegação e analisar o tráfego e utilização do nosso site.