A Rádio Novelo é a maior produtora de podcasts com DNA jornalístico do país. Fundada em 2019, no Rio de Janeiro, é responsável por mais de 20 produções entre podcasts próprios e para clientes.
Em 2020, lançou sua primeira série original, o Praia dos Ossos, que se consolidou como referência no estilo narrativo de podcasts em língua portuguesa e ultrapassou os 3 milhões de downloads em dois anos.
Em 2022, vieram outros três projetos originais: Crime e Castigo, sobre o que é justiça no Brasil, Tempo Quente, que mostra quem está ganhando com a crise climática, e Rádio Novelo Apresenta, primeiro podcast semanal narrativo da produtora.
Também em 2022, produzimos o Projeto Querino, que traz um olhar afrocentrado sobre a história do Brasil.
De 2019 até agora, a empresa produziu ainda podcasts para importantes serviços de streaming como o Globoplay (A República das Milícias e Collor versus Collor), o Spotify (Retrato Narrado, Vidas Negras e Boletos Pagos com Nath Finanças), a Deezer (Jogo de Cartas) e a Amazon Music, através do selo Wondery (Nenê da Brasilândia).
A Novelo também é responsável pela produção dos podcasts da revista piauí, como o Foro de Teresina e O Sequestro da Amarelinha, da revista Quatro Cinco Um e de diferentes organizações, como Repórter Brasil, Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo, Instituto Igarapé, Japan House SP e Gife.
A Rádio Novelo se destaca pela qualidade técnica e narrativa de suas produções e conta com uma rede de colaboradores e estúdios espalhados pelo Brasil. Tem como principais valores a preocupação com a inclusão e com a liderança feminina e fundamenta a construção de sua equipe na diversidade racial e de gênero.
Entre em contato: [email protected]
Fundadora da produtora de podcasts Rádio Novelo e idealizadora e apresentadora dos podcasts Praia dos Ossos, Crime e Castigo e Rádio Novelo Apresenta. Branca é intérprete simultânea de formação e exerceu essa profissão por 25 anos, até virar podcaster.
Jornalista formada pela USP, estudou teoria da narrativa radiofônica no mestrado entre PUC-Rio e Sorbonne Paris Cité 7, e prática na Transom Workshop. Foi repórter da Piauí por doze anos, onde criou e dirigiu os podcasts da revista até idealizar a Rádio Novelo com a Branca Vianna.
Pesquisadora e tradutora, nascida nos Estados Unidos e radicada no Rio. É formada em espanhol e português pela Princeton e tem doutorado em estudos portugueses e brasileiros pela Brown. Na vida além-podcasts, traduziu Memórias póstumas de Brás Cubas para o inglês.
Formado em jornalismo pela ECA-USP, foi diretor-executivo da Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (2010-2017), e trabalhou para diferentes rádios de São Paulo. Em Brasília, foi diretor-executivo do portal Poder360 (2018-2019) antes de se mudar para o Rio de Janeiro e assumir o mesmo cargo na Rádio Novelo. Foi um dos fundadores e vice-presidente do conselho da Ajor, Associação de Jornalismo Digital (2021-2023), e é um dos mentores da Agência Mural de Jornalismo nas Periferias.
Jornalista formada pela Unisinos, foi coordenadora de produtos digitais de GaúchaZH, plataforma do Grupo RBS. Lá, conduziu projetos de conteúdo em vídeo, podcasts e newsletters. Antes, passou pela Zero Hora e Terra Networks nas funções de produtora, editora digital e repórter. Cursou pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing e MBA em Jornalismo com Ênfase em Gestão e Novas Mídias, ambos pela ESPM.
Formada em administração de empresas pela FGV-SP, foi pesquisadora da Economist Impact (2019-2022) na divisão de saúde e políticas públicas. Coordenou o time de pesquisa que mensurou a capacidade de vacinação dos países ao redor do mundo e participou da formulação do guia para gestores públicos de prevenção de próximas pandemias.
Jornalista formada pela UFRJ. Na Fundação Roberto Marinho, foi responsável pelas redes sociais do Prêmio Jovem Cientista e do programa Florestabilidade. Antes, atuou como mediadora e bolsista de comunicação da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional.
Jornalista e radialista formada pela UFRGS. Apresentou e coordenou o podcast Collor versus Collor, um original Globoplay com produção da Rádio Novelo. Começou a carreira na Rádio Gaúcha, onde foi produtora, repórter, editora e âncora. Sua última passagem foi pela Rádio CBN, em São Paulo, onde trabalhou por quatro anos como repórter multimídia, redatora, editora e âncora. Foi uma das responsáveis pela criação e implementação do plano de mídias digitais da empresa, com estratégias específicas para redes sociais.
Jornalista formado pela UFSC, foi editor digital na revista piauí, repórter e editor no jornal O Estado de S. Paulo, e tem passagem pela BBC Brasil. Tem mestrado em Comunicação pela Universidade de La Coruña e formação em roteiro pela Academia Internacional de Cinema. É autor de dois livros de não ficção e ganhou doze prêmios de reportagem, entre eles o Petrobras de Jornalismo 2013 e o Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos 2016.
Jornalista com mestrado em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp. É uma das criadoras do programa 37 Graus e do site Cochicho.org, com dicas para quem faz podcasts. Passou por treinamento de seis meses oferecido por Google Podcasts e PRX e hoje atua como facilitadora e mentora no programa Sound Up Brasil, do Spotify.
Doutora em Biologia pela Universidade da Califórnia em San Diego e especialista em jornalismo científico pela Unicamp. É uma das criadoras do 37 Graus, podcast que conta histórias com um pé na ciência e que foi vencedor do prêmio Roche de Jornalismo em Saúde na América Latina em 2021. É uma das fundadoras do site Cochicho.org, que oferece recursos para produtores de áudio.
Jornalista formada pela UFPR. Vencedora do 23º Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense na categoria videodocumentário. Fez parte da 30ª turma do Curso Estado de Jornalismo e integrou a equipe do núcleo de áudio do Estadão e da Rádio Eldorado.
Jornalista formada pela ECA-USP, fez intercâmbio na Universidade de Amsterdam. Foi repórter e editora de som de podcast da Folha de S. Paulo, onde também apresentou o podcast Habitat, apoiado pelo Instituto Serrapilheira.
Midióloga pela UFF, trabalha com edição de som no cinema, televisão e podcasts. Já participou de diversas produções nacionais, como as séries Impuros (FOX) e A Divisão (Globoplay) e o filme Ela Disse, Ele Disse (Globo Filmes). Em 2019, foi selecionada para a primeira edição do programa Arte Sônica Amplificada, parceria entre o Oi Futuro e o British Council, que buscava desenvolver a carreira de mulheres que trabalham com som. Em 2020, recebeu mentoria do duo artístico Manata Laudares no curso de Arte Sonora da EAV.
Formada em nutrição, pós-graduanda pela Uniguaçu e atuante no ramo administrativo, exerceu funções no setor de RH numa empresa de transportes e como consultora na área financeira. Atuou em ações socioeducativas sobre alimentação e promoção da saúde para a população. Depois de empreender no ramo da moda, dedica-se à área administrativa.
entre produções originais e para clientes
dos ouvintes escutam os episódios até o final
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência na navegação e analisar o tráfego e utilização do nosso site.