No primeiro ato: uma descoberta inesperada no laboratório levanta um dilema que confunde a humanidade por milênios. Afinal, onde começa a nossa consciência? Por Sarah Azoubel.
No segundo ato: três batidinhas na porta, e o tempo que nos resta. Por Bia Guimarães e Natália Silva.
Em 2015, um grupo de pesquisadores estava buscando uma forma melhor de fazer organoides cerebrais – um tipo de cultura de células – para estudar doenças neurológicas. Só que um resultado inesperado fez com que eles ficassem frente a frente com um dilema que confunde cientistas e filósofos há milhares de anos: qual a origem da consciência humana? E será que uma bolinha de neurônios numa placa de laboratório pode começar a pensar?
Em maio de 2021, a família do Kevin recebeu uma notícia que dividiu a vida deles entre antes e depois. E até hoje o Kevin se pergunta se essa história poderia ter sido diferente. Se ele queria mesmo ter sabido tudo o que contaram, e até que ponto a maneira como a notícia foi dada afetou tudo o que veio depois.
Carta deixada pela Joanete, a mãe do Kevin Foto ©Kevin
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência na navegação e analisar o tráfego e utilização do nosso site.