No primeiro ato: uma conversa com um fabulista antes da queda. Por João Batista Jr. e Flora Thomson-DeVeaux
No segundo ato: os perigos de investigar as lendas familiares. Por Paula Scarpin.
The Great George
Em 2022, George Santos fez algo improvável: ele, um candidato republicano ao Congresso norte-americano, foi eleito deputado por um distrito de Nova Iorque, um estado tradicionalmente democrata. Mais surpreendente ainda era o perfil dele: um filho de imigrantes brasileiros, católicos, de origem humilde, que tinha feito sua fortuna no mercado financeiro, agora iria representar um distrito rico e predominantemente judaico. Ainda por cima, ele era gay e republicano, e derrotou um rival democrata também gay, numa corrida inédita. Por tudo isso, o repórter da revista piauí João Batista Jr. quis entrevistá-lo, logo depois da vitória, no começo de dezembro.
A entrevista, num primeiro momento, pareceu desinteressante, cheia de platitudes, respostas vagas e fake news. Mas, semanas depois, o New York Times revelou que boa parte da biografia do candidato – a formação, a carreira, a fortuna – era ou inteiramente falsa ou mal explicada. Revisitamos a entrevista para tentar entender o que tinha de verdade ali.
A bisa fantástica
Tem coisas que não resistem a um Google, né? Quando a Carol Pires ouviu de familiares que a bisavó dela teria sido a mulher mais velha do mundo, ela viu rapidamente que não era o caso. Mas algo a fez retomar a pesquisa, e foi aí que ela seguiu um rastro de matérias antigas documentando a descoberta, por um recenseador, de uma senhora de, supostamente, 154 anos. Era a antepassada de Carol: Delfina da Costa Freire, moradora de uma cidadezinha perto de Brasília.
De matéria em matéria, Carol foi topando com informações inacreditáveis sobre a vida dessa antepassada que se lembrava da Guerra do Paraguai e da Abolição da Escravatura, e que creditava sua longevidade aos remédios tradicionais. O problema foi que ela continuou a pesquisa – e a história começou a desmoronar.
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência na navegação e analisar o tráfego e utilização do nosso site.