OUVIR

Japan House SP

Em três temporadas, o podcast divulga o Japão contemporâneo por meio da cultura.

13 DEZ 2022

A Japan House São Paulo é uma iniciativa do governo japonês para promover o Japão de hoje, suas raízes e tradições, através das artes, educação, ciência e tecnologia. Em 2019, a instituição lançou o Podcast Japan House SP, produzido pela Rádio Novelo, como mais uma forma de promover a cultura japonesa contemporânea.

O tema da temporada de estreia é a literatura. Em oito episódios, os apresentadores Natasha B. Geenen, diretora cultural da instituição, e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, se debruçam sobre os livros discutidos no clube de leitura organizado pela Japan House São Paulo com a Quatro Cinco Um. Obras como O Assassinato do Comendador, de Haruki Murakami; Ayako, de Osamu Tezuka; e Querida Konbini, de Sayaka Murata; são apresentadas na série.

Na segunda temporada, a gastronomia japonesa está em foco. Cada episódio aborda uma técnica culinária: corte, cozimento, fermentação e os diferentes tempos de cocção. Os apresentadores Natasha B. Geenen, Thiago Bañares, chef de três restaurantes em São Paulo e Luiz Américo Camargo, consultor gastronômico e pesquisador de panificação, recebem especialistas de várias áreas e regiões do Brasil para falar sobre a gastronomia do Japão.

Cinema japonês é o assunto da terceira temporada. Lançada em 2022, a nova fase do podcast discute os principais temas relativos ao universo do cinema, como grandes festivais, adaptações literárias, influências ocidentais e mais. Natasha B. Geenen continua no comando do microfone e recebe a companhia de Pedro Butcher, jornalista e professor especializado em cinema japonês, para apresentar os oito episódios.

Saiba mais sobre o projeto

Cinema japonês será o tema de nova temporada do podcast da Japan House SP (Coluna da Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo)

Cinema japonês é o tema da terceira temporada do podcast da Japan House São Paulo (Portal Virgula)

créditos Japan House SP
Apresentação Natasha B. Geenen, com participação de Paulo Werneck (T1), Luiz Américo Camargo e Thiago Bañares (T2) e Pedro Butcher (T3)
Direção Paula Scarpin
Coordenação geral e roteiro (T2) Clara Rellstab, com a colaboração de Vitor Hugo Brandalise e Paula Scarpin
Produção, roteiro e edição (T3) Clara Rellstab
Edição (T1) Paula Scarpin e Mari Romano
Edição (T2) Débora Gonçalves
Produção e reportagem (T1) Natália André e Vitor Hugo Brandalise
Produção (T2) Clara Rellstab
Tratamento de roteiro (T3) Tiago Rogero e Miyuki Teruya
Sonorização (T3) Júlia Matos
Música original Mari Romano
Mixagem Pipoca Sound
Identidade visual Thiago Minoru
Estratégia digital e promoção Kellen Moraes (T1), Juliana Jaeger (T2) e FêCris Vasconcellos (T3)
Conteúdo para redes sociais (T3) Tércio Saccol e Laura Ashley
Coordenação Japan House São Paulo Laura Braga (T1 e T2) e Miyuki Teruya (T3)
Conteúdo digital Japan House SP Thelma Nakae e Júlia Casadei
Utilizamos cookies

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência na navegação e analisar o tráfego e utilização do nosso site.