Em oito episódios, a série mostra como a História explica o Brasil de hoje. Uma história que talvez você ainda não tenha ouvido, lido ou visto.
O projeto Querino é resultado de um trabalho de dois anos de pesquisa e apuração, com mais de 50 entrevistas em diferentes regiões do Brasil. Em agosto de 2022, ele foi publicado em um podcast idealizado e apresentado pelo jornalista Tiago Rogero, com produção da Rádio Novelo, matérias da revista piauí e apoio do Instituto Ibirapitanga.
Inspirado em “The 1619 project” (lançado em 2019 por “The New York Times”), a série mostra como a História explica o Brasil de hoje. Uma história que talvez você ainda não tenha ouvido, lido ou visto. Um olhar afrocentrado que posiciona em seus devidos lugares, para a formação do Brasil, tanto a contribuição afro-brasileira quanto a ganância desenfreada dos escravizadores: o país que mais importou escravizados no mundo foi também o último das Américas a abolir a escravidão.
Desde que foi lançado, o podcast, ocupou o 1º lugar geral dos rankings de podcasts do Spotify e da Apple no Brasil. Ganhou destaque nos principais jornais do país, como Folha de S.Paulo, O Globo, e Estadão Expresso. Também foi mencionado em grandes jornais estrangeiros, como The Guardian, do Reino Unido; Trouw, da Holanda; e Axios, dos Estados Unidos.
Conduzido por uma equipe majoritariamente negra, o projeto Querino tem consultoria em História de Ynaê Lopes dos Santos.
Agradecimentos: Andre Degenszajn, Iara Rolnik, Thales Vieira, Flávia Oliveira, Manuela Thamani, Diana Mendes, Mohara Valle, Raphael Bandeira, Raul Torres, Thais Prais, Amanda Pessoa, Marcelle Darrieux, Juliana Jaeger, FêCris Vasconcellos, Gabriela Varella, Paulo Betti, Rejane Guerra, João Jabace, Marco Morel, Nilzete Santos, Ricardo Mendes, Eny Kleyde, Rodrigo França, Lúcia Xavier, Carlos Araujo, Pricilla Maria, Rodrigo Pacheco, Bárbara Guerra, Jorge Moreira, Bia Paes Leme, Marcelo Araújo, João Fernandes, Viviana Santiago, Renata Bittencourt, Paulo da Costa e Silva, Dilercy Adler, Agenor Gomes, Anita Machado, Instituto Da Cor Ao Caso, Aparecida Oliveira, Bárbara Alves, Mayara Priscila de Jesus dos Santos, Bruna Dias, Redes da Maré, Maria Alice Rezende de Carvalho, Rogério Nakano, Aldivan da Silva e Frederico Faro.
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência na navegação e analisar o tráfego e utilização do nosso site.