Podcast revela como a camisa da Seleção Brasileira foi usada para construir a maior máquina de fazer dinheiro através do esporte.
Com apresentação dos jornalistas Jamil Chade e José Roberto de Toledo, o podcast O Sequestro da Amarelinha investiga o passado sombrio da máquina do futebol mundial a partir do caso conhecido como FIFA Gate.
Em 2015, o escândalo expôs um esquema milionário de corrupção, semeado décadas antes por João Havelange, ex-diretor da FIFA. Usando a camiseta amarela da seleção brasileira como símbolo de sucesso internacional, ele transformou a FIFA em uma empresa multibilionária, com o objetivo de enriquecer o futebol, a si mesmo e a seus companheiros. Essa história é contada em cinco episódios publicados no feed do podcast Foro de Teresina.
A série tem entrevistas com os jornalistas Juca Kfouri e o suíço Jean-François, um dos primeiros a ter acesso aos casos de corrupção na Fifa envolvendo Ricardo Teixeira e João Havelange. Também falam Boni, ex-vice presidente de operações da TV Globo, Michael Gaeta, agente do FBI que fez parte da investigação do Fifagate, Miguel Maduro, ex-presidente do Comitê de Governança da Fifaex-membros, Mark Pieth, ex-presidente do Comitê de Governança Independente da Fifa, Carlos Alberto Gomes Parreira ex-técnico, Moraci Sant’anna, ex-preparador físico da seleção, e o ex-ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.
Além disso, são expostos áudios exclusivos da entrevista da jornalista Daniela Pinheiro com João Havelange e um depoimento até então inédito de Pelé dado ao documentarista João Moreira Salles nos anos 1990.
O Sequestro da Amarelinha é uma coprodução da revista piauí, Swissinfo e Rádio Novelo.
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência na navegação e analisar o tráfego e utilização do nosso site.