Episódio publicado em 2023 conta a história de ativista baiano morto pela Polícia Militar
31 OUT 2024Em outubro de 2012, um jovem ativista estava visitando a família na cidade de Tucano, no interior da Bahia, quando foi abordado pela polícia. Eles o levaram para um bairro vizinho e o espancaram brutalmente.
O jovem ouviu dos policiais: vaza, não pisa mais aqui. Mas esse rapaz, o Pedro Henrique Santos Cruz, fez o contrário: ele decidiu ficar em Tucano. E as consequências foram drásticas para todos os envolvidos.
Neste episódio, a gente traz de volta a história do Pedro Henrique, que foi publicada aqui no Rádio Novelo Apresenta um ano atrás.
A gente decidiu publicar de novo essa história porque ela acabou de ganhar um dos prêmios jornalísticos mais importantes do país: o prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos 2024.
E nós queremos que mais pessoas conheçam a história do Pedro Henrique. É uma história exemplar da rotina de perseguições e violência da polícia que mais mata no Brasil. Por Tailane Muniz.
(Essa história foi apoiada pela Anistia Internacional, um movimento global com mais de 10 milhões de pessoas, que realiza ações e campanhas em mais de 150 países para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos. Saiba mais em anistia.org.br)
Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a experiência na navegação e analisar o tráfego e utilização do nosso site.